Cardiologia

Quando procurar consulta de cardiologia 
 
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal e a morte súbita na população é maioritariamente de causa cardiovascular.
A cardiologia contribui para a prevenção (através do controlo dos factores de risco), rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
 
Os principais factores de risco cardiovascular são:
- Hipertensão arterial 
- Diabetes mellitus
- Hipercolesterolemia
- Obesidade
- Tabagismo 
- SAOS (síndrome da apneia obstrutiva do sono)
- História familiar de doença cardiovascular. 
Destes, só a história familiar não é modificável.
 
A hipertensão arterial continua  muito subdiagnosticada e não controlada, a diabetes mellitus, que contribui largamente para a prevalência da hipertensão arterial, tem números crescentes, a hipercolesterolemia  continua a apresentar  elevada prevalência de níveis de LDL-colesterol acima do adequado para o controlo do risco cardiovascular, a obesidade tem uma expressão crescente e o tabagismo é bem reconhecido como factor de risco. A SAOS (síndrome da apneia obstrutiva do sono) está associada a hipertensão arterial e a agravamento do risco cardiovascular. A história familiar deve justificar um rastreio precoce.
 
Queixas de cansaço e fadiga numa pessoa, geralmente acima dos 50 anos, podem dever-se a insuficiência cardíaca, particularmente se forem acompanhadas de pernas e pés inchados ou de batimentos irregulares do coração.
Queixas de dor precordial (no peito), particularmente desencadeada pelo esforço, podem ser indicativas de cardiopatia isquémica (D. coronária). 
Palpitações (batidas irregulares do coração), sensação de taquicardia (coração acelerado) ou bradicardia (coração lento), tonturas, episódios de perda de conhecimento (desmaio), devem motivar uma avaliação clínica em consulta de cardiologia, que, com exames complementares de diagnóstico, permite identificar a gravidade do problema e tratar eficazmente.
 
Sintomas mais frequentes:
- Cansaço e/ou falta de ar 
-  Pernas e pé inchados
-  Dor no peito
-  Batimentos irregulares
-  Batimentos muito rápidos ou muito lentos
-  Tonturas ou desmaios 
-   Ressonar, despertar durante a  noite, sensação de sono não reparador
 
O progresso da medicina cardiovascular tem permitido modificar radicalmente o prognóstico da população que é diagnosticada e tratada precocemente.
 

Médicos Especialistas

Prof. Doutor Luiz Menezes Falcão

« Voltar

Testemunhos

´A X-Clinic presta um serviço de elevada qualidade e rigor médico e científico, apoiado numa organização disponível para servir, com simpatia e eficiência.´

Maria Silva