Marcações Seg. a Sex. das 8h30 às 19h00
Fale Connosco!
(Chamada para rede fixa nacional)

Mamografia

O que é?

O estudo mamário na mulher a partir dos 35/40 anos é efetuada por Mamografia e eventual Ecografia Mamária, estudos cuja apreciação se baseia sempre na história e observação clínica da paciente. Em caso de necessidade poderá ser também efetuada uma Ressonância Magnética Mamária e /ou um exame de intervenção (biópsia, punção ou galactografia).

Na mulher jovem, até aos 35 anos, o exame de 1ª linha é a Ecografia Mamária, associando incidências mamográficas apenas nas situações patológicas que o justifiquem.

A Mamografia é obtida através de um aparelho chamado Mamógrafo. 

Durante a Mamografia, a mama é comprimida para que o seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-x e a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel. 

A dose de radiação é baixa e a exposição aos raios x é rápida.

A fim de diminuir o incómodo da compressão, é aconselhado fazer este exame na 1º fase do ciclo menstrual.

Mamografia Diagnóstica

A exploração radiológica da mama mais utilizada é a Mamografia, que poderá estar associada também a uma ecografia mamária e/ou uma punção.

A Mamografia Diagnóstica é o exame utilizado quando há a suspeita da existência de uma anomalia. Esta suspeita existe quando há a descoberta de uma lesão palpável (nódulo), por exemplo por meio de autoexame ou após o estudo de uma área previamente identificada em uma mamografia de rotina. 

A Mamografia Diagnóstica pode mostrar que a anomalia (lesão) tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou deteta características suspeitas de malignidade (cancerosa) podem ser observadas, e neste caso, normalmente é recomendada então uma biópsia (amostra do tecido).

Exames complementares

Ecografia Mamária

É um exame complementar à Mamografia, totalmente indolor e não irradiante, que utiliza os ultrassons e pode trazer informações suplementares de grande importância. Permite muito facilmente detetar a diferença entre a natureza líquida ou sólida de uma opacidade nodular. A ecografia mamária deverá ser prescrita em mulheres jovens ou quando uma anomalia aparece durante a gravidez e/ou aleitamento.

Ressonância Magnética Mamária

A ressonância magnética mamária não substitui a mamografia e a ecografia mamária, mas é um exame complementar em situações especiais, tais como: o diagnóstico e avaliação da extensão local do cancro da mama, monitorização da quimioterapia ou avaliação de próteses mamárias.

Exames de intervenção

Perante uma alteração suspeita nos estudos imagiológicos ou para caracterização de imagens inespecíficas torna-se necessário recorrer a Exames de Intervenção para confirmar e obter o diagnóstico histológico. São exames complementares à Mamografia e Ecografia Mamária.

Em certos casos poderá o seu médico assistente propor uma Punção (corresponde a retirar uma pequena quantidade de tecido para análise, através de uma agulha fina) ou uma Galactografia ( consiste na introdução progressiva de um produto de contraste (iodado) visível com radiação X, através do um canal ductal da mama que chega ao mamilo).

Qualquer alergia (asma por exemplo), qualquer reação aos produtos iodados (recordar de um exame radiológico mal tolerado) deve ser assinalada ao Técnico ou Médico antes do início do exame. É contudo raríssimo que tal injeção desencadeia reações alérgicas.

Após a colheita do material, este é preservado em meio adequado e enviado ao Laboratório de Anatomia. Após o processamento, o médico anatomopatologista fará a análise e interpretação do material colhido, e fornecerá essa informação ao médico radiologista. Este faz a correlação com a imagiologia e envia ao paciente e ao clínico uma avaliação diagnóstica final da situação.

O que deteta?

A mamografia diagnóstica pode mostrar que uma determinada anomalia (lesão) tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou que características suspeitas de malignidade (cancerosa).

Mamografia

Preparação para a Mamografia

  1. Para a mamografia não é necessária qualquer preparação prévia. 
  2. No dia do exame não deve usar desodorizantes, cremes ou pó de talco nas axilas e a nível mamário, porque estes produtos podem causar artefactos ao exame. 
  3. Preferencialmente deve vestir duas peças de roupa (blusa e saia/calça) para que se torne mais prático remover apenas a blusa. 
  4. Deverá trazer todos os seus exames prévios.
  5. Se houver a possibilidade de estar grávida ou se estiver em aleitamento deverá informar o médico ou a técnica antes da realização da mamografia.

Sempre que tenha qualquer dúvida não hesite em perguntar ou caso tenha alguma informação que lhe pareça útil, também a deverá comunicar.

Orientações durante a Mamografia

Durante o exame, deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração quando solicitado para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.

A compressão é necessária para imobilizar a mama e uniformizar o tecido mamário, permitindo assim uma melhor imagem. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Assim, deverá sentir a compressão, mas não uma dor significativa. Caso sinta dor informe de imediato a Técnica.

Acordos e Preço da Mamografia

  • ADSE (utente apenas paga a comparticipação), ADM GNR, SAD PSP;
  • Seguradoras: Médis, Multicare, Advance Care, Allianz, Saúde Prime, Future HealthCare, SS CGD, SAMS Quadros, SAMS, Montepio, RNA, Generali, Mudum, MGEN, Aegon, Vitória, Una Seguros, outras seguradoras;
  • Planos de Saúde: Medicare, Saúde Prime, Future HealthCare, Continente Wells, ACP, outros planos de saúde. 

O preço é variável em função do sistema de saúde ou seguro que quer utilizar.

Onde fazer?

A mamografia pode ser feita na X-Clinic (Av. Eng. Duarte Pacheco, nº26 – Piso intermédio, 1070-110 Lisboa) ou na NRD (Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, nº 11-B, r/c, 1070 – 060 Lisboa – Junto à Praça de Espanha)

 

Conheça também a Mamografia com Tomossíntese (3D)

A Mamografia dói?

Durante a mamografia, a compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Assim, deverá sentir a compressão, mas não uma dor significativa. Caso sinta dor informe de imediato a Técnica.