A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema circulatório, isto é, as doenças associadas às artérias, veias e vasos linfáticos.
Entre as patologias mais frequentes, encontram-se a doença venosa crónica (incluindo as varizes e a úlcera varicosa), a doença venosa pélvica – varicocelo, e a trombose venoso (superficial – flebite e profunda).
Os especialistas em Cirurgia Vascular dispõem de múltiplas técnicas de diagnóstico e tratamento não-invasivas, que permitem tratamentos sem internamento, como, por exemplo, a Laserterapia ou a Escleroterapia para o tratamento de pequenas varizes.
Os procedimentos e abordagens mais utilizadas no tratamento das varizes nos membros inferiores são:
Cirurgia às varizes
Esta consiste na eliminação das veias doentes (varizes), através de cirurgia convencional ou de técnicas menos invasivas, com laser, a radiofrequência ou mesmo o uso de cola. Estas técnicas cirúrgicas são realizadas de modo menos invasivo, por incisões milimétricas e sob anestesia local, o que permite uma recuperação quase imediata e com muito menos risco de complicações.
Escleroterapia
A Escleroterapia é outro possível tratamento para as varizes, principalmente num estágio inicial. Neste procedimento, é injetada uma solução diretamente na veia, que provoca uma reação de irritação. É um tratamento rápido e que, na maioria dos casos, permitindo que o sangue passe a circular por outras veias mais saudáveis. Este procedimento pode ser efetuado com injeção de liquido ou de espuma esclerosante (no caso de varicosidades maiores) de forma isolada ou em associação a laserterapia (CLaCs), nestas situações otemos habitualmente resultados mais rápidos).
Laserterapia transdérmico e Thermavein
Neste procedimento é aplicada energia laser ou calor directamente no vaso que se pretende tratar, obtendo a seu imediata oclusão fibrótica. Para tornar o procedimento mais comfortavel e mais eficaz, faz-se em associação a crioterapia (emissão direta de jato de frio).